O
estudo “Online Shoppers 2014”, conduzido
pela Webloyalty, revela que o reconhecido crescimento do comércio online já se estende aos bens de grande
consumo. Falar em “supermercados digitais” é cada vez mais uma realidade.
O surgimento de novos supermercados digitais, lojas gourmet, lojas de produtores de venda directa ao consumidor,
restaurantes com entregas ao domicílio, etc., tem contribuído para o
crescimento, ainda que ténue, do comércio online
de alimentos. Segundo o estudo da Webloyalty, 99% dos compradores online está satisfeito com a sua
experiência de compra, o que deixa antever um crescimento sustentado do canal.
Para quem vende, a experiência online parece
também trazer resultados positivos, uma vez que o cesto de compras electrónico
é três vezes superior ao da loja física. Isto traduz-se num valor médio de 70
euros através da internet e 30 euros nas lojas físicas.
O estudo não apresenta valores relativos a Portugal, mas para Espanha revela que
14% das famílias compram produtos de grande consumo online. Mundialmente, 20% das famílias fazem compras através da
internet, sendo que as compras online representam
3,7% da facturação do sector de grande consumo.
Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados
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