'Desbloqueador de conversas’ da Coca-Cola





















A Coca-Cola já habituou o público a acções de Marketing de Guerrilha e de Activação de Marca criativas, quase sempre com o propósito de reforçar a promessa da marca: felicidade e partilha. Nesse sentido, a Leo Burnett Colombia criou a campanha “Friendly Twist”, assente num packaging original que reforça a promessa da Coca-Cola. A marca equipou as garrafas de plástico do seu refrigerante com tampas impossíveis de abrir…a não ser com a ajuda de outra garrafa de Coca-Cola. O cenário: primeiro dia de aulas numa faculdade. O objectivo: criar um “desbloqueador de conversas” entre caloiros perdidos e ansiosos por travar novas amizades.
Foi o português Nuno Markl quem celebrizou a expressão “desbloqueador de conversas”, mas o conceito aplica-se ao caso vertente. Neste cenário, o desbloqueador não é uma frase, mas a necessidade de abrir uma Coca-Cola. 
A ideia tem pontos em comum com a campanha “Sharing Can”, desenvolvida para a marca, em 2013, pela Ogilvy & Mather France e pela Ogilvy Asia-Pacific. A grande diferença é que, desta feita, para disfrutar da sua bebida o consumidor tem de se envolver na experiência e interagir com outro consumidor. Este “social packaging” surpreendeu os novos alunos de uma universidade da Colômbia e deu um pequeno impulso à sua integração. Fica a sugestão para o arranque do ano lectivo que se avizinha.



Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

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