Hoje o
Breaking Marketing & Design
aborda um popular vídeo, conhecido por “How the Sun Sees You”. Não é uma
novidade absoluta, caro leitor, pois o vídeo contava, à data desta publicação,
com cerca de 12 milhões de visualizações. Contudo, para o leitor mais
distraído, fica a explicação do conceito da campanha e, também, uma questão: “e
se este vídeo tivesse sido um anúncio?”. Quase que foi caro leitor, quase que
foi…
Antes de mais, vamos à explicação. Em consonância com o Verão, o cineasta
anglo-americano Thomas Leveritt realizou um pequeno vídeo que alerta para os
malefícios do sol. Leveritt quis capturar e divulgar as reacções de pessoas
enquanto estas se observavam em luz ultravioleta (U.V.). Quem se ofereceu para
pousar em frente à câmara de Leveritt – especialmente concebida para o efeito –
tornou-se num surpreendido protagonista de uma campanha de sensibilização.
Sardas, manchas escuras e rugas: estes foram alguns dos sinais de danos e
envelhecimento precoce com que os incautos transeuntes se depararam,
cara-a-cara. A maioria dos participantes apresentava uma pele saudável quando
vista a olho nu, mas a câmara U.V. revelou uma realidade bem diferente. A dita
câmara demonstrou, ainda, o efeito dos cremes protectores solares. Ao aplicarem
o creme os participantes viram surgir uma mancha escura e opaca que, na
prática, bloqueia os raios U.V. e os impede de atingirem a nossa pele,
prevenindo cancro e outras doenças da pele provocadas pelo excesso de exposição
solar.
O sucesso do vídeo deverá ter deixado alguns cibernautas a pensar: “isto dava
um excelente anúncio!”. E daria, caro leitor. Aliás, Thomas Leveritt, o autor
do vídeo, propôs, originalmente, a ideia a marcas de produtos relacionados com
o cuidado com a pele, mas acabou por decidir filmar de forma independente e
criar uma campanha sem fins comerciais. Quem ficou a perder foram as marcas e
explicamos porquê no parágrafo abaixo, caro leitor.
Como temos vindo a afirmar no Breaking
Marketing & Design, o efeito viral – particularmente associado a
conteúdos em vídeo – é uma tendência confirmada no campo da comunicação. Os
próprios consumidores tratam de divulgar, entre si e através das redes sociais,
conteúdos criados por marcas e organizações que, beneficiando deste fluxo
multilateral, ganham milhões sob a forma de notoriedade e poupam-nos na conta
bancária. Por isso mesmo, as diferentes marcas que comercializam protectores solares
estarão, a esta hora, a fazer uma de três coisas: (1) a lamentarem-se por não
terem tido a ideia primeiro; (2) a lamentarem-se por não terem aceitado a ideia
de Leveritt quando este a ofereceu; ou (3) a conjecturar uma forma de
colaborarem com o realizador.
Para consultar outros artigos publicados no BM&D acerca do fenómeno viral,
aceda ao menu “Ver por tema”, na barra de navegação, e clique em “Viral”. Para
já, assista ao vídeo “How the Sun Sees You”.
Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados
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