Cacau quente Inspirit…ou será?

A organização não-governamental Inspirit criou uma campanha viral para divulgar a sua causa. A iniciativa “O que cá é doce, para estas crianças é amargo” contou com a ajuda da agência de publicidade portuguesa BAR para criar uma marca de chocolate quente fictícia: o “cacau quente Inspirit”. Com um design cuidado e planeado, o stand instalado no Centro Comercial Oeiras Parque dava todos os sinais daquela se tratar de mais uma típica acção de promoção e experimentação de um produto. No entanto, o objectivo era recolher fundos para construir escolas para crianças vítimas de trabalho infantil.


A Inspirit é uma ONG que pretende dar a conhecer as condições degradantes em que as crianças da Costa do Marfim vivem através de exemplos reais que, por norma, se revelam chocantes. Na recente campanha, a Inspirit convidou os transeuntes do Centro Comercial Oeiras Parque a provarem um copo de cacau quente. A promotora criava no público a expectativa de este estar prestes a provar um cacau delicioso e, uma vez provado o produto, incitava os degustadores a descrever o sabor do dito cacau que, de forma premeditada, era extremamente amargo. A palavra que se procurava era mesmo essa: “amargo”. Essa era a deixa para a promotora exibir um painel com a frase “Amarga é a vida das crianças que trabalham nos campos de cacau”. Passada a perplexidade, os participantes eram convidados a conhecer melhor o projecto cujo objectivo é recolher fundos para construir cinco centros de alfabetização para as crianças de Marandallah, uma aldeia da Costa do Marfim. A campanha deu origem a um vídeo e as reacções têm sido diversas. Entre defensores e detractores, as opiniões dividem-se entre classificar a campanha de brilhante ou inapropriada, na medida em que a pressão deveria ser colocada nos produtores e não nos consumidores, defendem. De qualquer forma, a verdade é que o vídeo se tornou viral e já conta com mais de 98 mil visualizações desde que foi colocado no Youtube, no dia 27 de Março.




Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing