Drone-vertising: publicidade pelos ares





















A cadeia de fast-food asiática Wokker protagonizou aquela que talvez tenha sido, até agora, a mais mediática utilização do conceito drone-vertising, ou seja, publicidade levada a cabo por drones. A Wokker está a utilizar os aparelhos para promover a sua gama de arroz e massas junto dos trabalhadores de várias zonas de Moscovo, Rússia.
Vamos por partes. Ao leitor mais distraído convém esclarecer o que é um drone: trata-se de uma aeronave não tripulada comandada remotamente. O termo “drone” zangão, em português – popularizou-se no contexto bélico, mas rapidamente se adaptou o conceito a veículos de menores dimensões e com inúmeras aplicações. 
A migração da tecnologia para o campo da publicidade foi da responsabilidade da agência Hungry Boys que planeou a acção com o objectivo de promover os produtos da Wokker numa zona empresarial de Moscovo. Os drones são comandados à distância e chegam até junto das janelas dos escritórios dos edifícios, realizando uma série de movimentos que pretendem chamar a atenção dos trabalhadores antes da hora de almoço. 
De acordo com os dados divulgados pela Wokker, a cadeia de restauração observou um aumento de 40% no número de pedidos. Um incremento significativo, mas que também revela uma das fragilidades desta nova “modalidade” publicitária: o reduzido raio de acção da campanha. O carácter localizado da intervenção do drone beneficia, ainda assim, do buzz gerado e do vídeo que já se tornou viral. Pode assistir a este drone-vertise no vídeo abaixo. 



Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing