A
cadeia de fast-food asiática Wokker protagonizou
aquela que talvez tenha sido, até agora, a mais mediática utilização do
conceito drone-vertising, ou seja,
publicidade levada a cabo por drones.
A Wokker está a utilizar os aparelhos
para promover a sua gama de arroz e massas junto dos trabalhadores de várias
zonas de Moscovo, Rússia.
Vamos por partes. Ao leitor mais distraído convém esclarecer o que é um drone: trata-se de uma aeronave não tripulada comandada remotamente. O termo “drone” – zangão, em português – popularizou-se no contexto bélico, mas rapidamente se adaptou o conceito a veículos de menores dimensões e com inúmeras aplicações.
A migração da tecnologia para o campo da publicidade foi da responsabilidade da agência Hungry Boys que planeou a acção com o objectivo de promover os produtos da Wokker numa zona empresarial de Moscovo. Os drones são comandados à distância e chegam até junto das janelas dos escritórios dos edifícios, realizando uma série de movimentos que pretendem chamar a atenção dos trabalhadores antes da hora de almoço.
De acordo com os dados divulgados pela Wokker, a cadeia de restauração observou um aumento de 40% no número de pedidos. Um incremento significativo, mas que também revela uma das fragilidades desta nova “modalidade” publicitária: o reduzido raio de acção da campanha. O carácter localizado da intervenção do drone beneficia, ainda assim, do buzz gerado e do vídeo que já se tornou viral. Pode assistir a este drone-vertise no vídeo abaixo.
Vamos por partes. Ao leitor mais distraído convém esclarecer o que é um drone: trata-se de uma aeronave não tripulada comandada remotamente. O termo “drone” – zangão, em português – popularizou-se no contexto bélico, mas rapidamente se adaptou o conceito a veículos de menores dimensões e com inúmeras aplicações.
A migração da tecnologia para o campo da publicidade foi da responsabilidade da agência Hungry Boys que planeou a acção com o objectivo de promover os produtos da Wokker numa zona empresarial de Moscovo. Os drones são comandados à distância e chegam até junto das janelas dos escritórios dos edifícios, realizando uma série de movimentos que pretendem chamar a atenção dos trabalhadores antes da hora de almoço.
De acordo com os dados divulgados pela Wokker, a cadeia de restauração observou um aumento de 40% no número de pedidos. Um incremento significativo, mas que também revela uma das fragilidades desta nova “modalidade” publicitária: o reduzido raio de acção da campanha. O carácter localizado da intervenção do drone beneficia, ainda assim, do buzz gerado e do vídeo que já se tornou viral. Pode assistir a este drone-vertise no vídeo abaixo.
Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados
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