Mundial FIFA 2014 em anúncios





















O Mundial de Futebol chegou ao fim e, ultrapassadas as agruras causadas pela prestação da equipa das quinas, é hora de fazer a revisão da matéria dada. Não caro leitor, não vamos falar de futebol – deixamos isso para os especialistas e para os espirituosos treinadores de bancada. Vamos, isso sim, rever a forma como as marcas dos mais diversos sectores fizeram do Mundial do Brasil o mote para as suas campanhas de comunicação. O Breaking Marketing & Design assistiu, analisou e até fez o seu próprio Top 5 dos melhores anúncios publicitários do Mundial FIFA 2014.
Directa ou indirectamente relacionadas com o desporto rei, marcas da indústria desportiva, electrónica, automóvel e até alimentar fizeram do futebol o objecto, e da cultura canarinha o cenário dos seus anúncios. Nike, Adidas, Gatorade, Samsung, Kia, Hyundai e McDonald’s – entre outras – criaram anúncios virais que, regra geral, responderam à tendência do storytelling. Entenda-se: o envolvimento emocional com as marcas é cada vez mais valorizado pelos consumidores e as estratégias de comunicação dos anunciantes procuram dar resposta a isso mesmo. Essa resposta surge na forma de “pequenas curtas-metragens” – passo o pleonasmo – que, mais do que venderem um produto específico, envolvem e cativam o público com uma narrativa que valoriza a imagem da marca e cria o tão desejado buzz.
As marcas têm privilegiado a web como plataforma de difusão das ditas curtas-metragens. O motivo é simples: os elaborados enredos exigem períodos de exibição que, muitas vezes, ultrapassam largamente o minuto de duração e que se desdobram em sequelas, como se de um verdadeiro filme se tratasse. Não se quer com isto dizer que se trata de um problema de orçamento para suportar exibições em canais televisivos. A julgar pelos protagonistas e pelos demais custos de produção das campanhas, o desafogo financeiro não será problema. É, no entanto, na web que há maior probabilidade de os vídeos de longa duração serem assistidos de princípio ao fim e, no final, serem rapidamente partilhados nas redes sociais. O acto da partilha não acarreta custos para as marcas e desencadeia um efeito “bola de neve” que, por todos os motivos, as beneficia.
Abaixo o caro leitor poderá encontrar alguns dos melhores anúncios relacionados com o Mundial FIFA 2014. A amostra foi seleccionada por fazer um uso eficaz do efeito viral, do storytelling e do apelo emocional, quer pelo tom humorístico, quer pelo tom apoteótico. Convidamos o caro leitor a assistir e, caso discorde da classificação atribuída, não se inquiete: classificações decepcionantes já fazem parte do espírito do Mundial de Futebol

1 - A cadeia de fast food McDonald’s convidou anónimos a realizarem truques fantásticos com uma bola de futebol. Sem celebridades e sem efeitos especiais de qualquer tipo, a grande estrela é a bola e os artistas são os mais improváveis. Tenha sido feita uma ou mil tentativas para a câmara, a verdade é que o efeito é fantástico. 



2 - Um génio malévolo cria sucedâneos aperfeiçoados das maiores estrelas do futebol. Oportunidade perfeita para a Nike caricaturar grandes desportistas do nosso tempo e, no fim, elevá-los à categoria de heróis. Visualmente cativante e muito divertido.



3 - Original, cheio de ritmo e mais uma produção colossal da Nike. Com grandes orçamentos a tarefa torna-se mais fácil, mas as celebridades e os efeitos especiais não fazem a totalidade deste anúncio. A Nike fez bom uso do sentido de humor e elevou a uma nova escala a típica brincadeira do futebol de rua, em que cada jovem aspirante a futebolista procura personificar a sua estrela de eleição.



4 - Obrigar futebolistas e ex-futebolistas a representar tem, muitas vezes, resultados desastrosos. No caso vertente, as performances de Beckham, Zidane, Bale e Lucas Moura estiveram longe de serem terríveis e até dá para acreditar que são apenas quatro miúdos a partir a loiça lá de casa.



5 - Talvez demasiado longo, mas merece, ainda assim, um lugar no nosso Top 5 pela grande carga emocional que transporta. Muitas marcas pecam pela descolagem total entre produto e o evento a que se associam. A Beats Electronics soube criar um enredo que torna pertinente a presença dos seus headphones na rotina pré-jogo de cada atleta. 



Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

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