O melhor do marketing no Facebook


Já são conhecidos os vencedores dos Facebook Studio Awards 2014. Os prémios criados há três anos pela própria rede social procuram galardoar as melhores campanhas de marketing criadas para o Facebook. Os prémios estão divididos em quatro categorias: os habituais Bronze, Prata e Ouro e o Blue Award, a mais alta das distinções.
Este ano o Blue Award foi atribuído à agência Droga5 pelo trabalho realizado para a Heineken USA. A campanha “If We Made It” transformou as limitações orçamentais da cerveja Newcastle Brown Ale num sucesso retumbante. O conceito gira em redor de uma paródia aos anúncios megalómanos que vão para o ar durante a Super Bowl, o evento desportivo com mais cobertura mediática nos EUA. A competição entre marcas e agências por breves segundos no horário da final da liga de futebol americano justifica-se pela grande visibilidade do evento que impulsionou, por exemplo, a Apple de Steve Jobs com o anúncio “1984”. A agência Droga5 decidiu, então, criar um conjunto de anúncios onde apresenta o storyboard, as reuniões de grupo e cenas de bastidores do anúncio ridiculamente caro que teria feito, caso tivesse orçamento para tal. A actriz Anna Kendrick – actriz nomeada para um Óscar da Academia – e a lenda do futebol americano Keyshawn Johnson juntaram-se à paródia, numa campanha integrada que resultou no maior sucesso publicitário da Super Bowl, sem sequer ter sido exibida durante o tempo de antena do jogo!
O grande suporte da campanha foi, claro está, o Facebook, através do qual os vários vídeos se tornaram virais. O viral, aliás tem-se revelado uma tendência de marketing e é a característica comum à grande maioria dos laureados dos Facebook Studio Awards 2014.

Confira aqui a lista de todos os vencedores e assista, abaixo, ao vídeo sobre alguns dos detalhes da campanha vencedora “If We Made It”.



https://www.facebook-studio.com/awards/winners/2014

Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing